terça-feira, 13 de abril de 2010

Como cuidar da sua cadela gestante

Uma cadela em boa condição física tem menos problemas no parto (a maioria dos problemas são em cadelas obesas). As cadelas gestantes requerem exercício regular durante a gestação, pois não devem perder peso durante esse período.
A nível alimentar, não altere a alimentação da sua cadela nas primeiras 6 semanas de gestação. Após as 6 semanas de gestação, vá aumentando a dose de modo a atingir 1 ,5 vezes mais calorias do que o habitual. Administre 3 refeições diárias.
Durante a gestação podem ocorrer corrimentos vaginais. O corrimento mucoso ocasional é normal. Mesmo que seja rosado, é considerado normal. Se o corrimento contiver sangue ou pus, contacte rapidamente o seu Veterinário.
Tenha o cuidado de isolar a cadela dos outros cães durante as 3 semanas antes e as 3 semanas após o parto para reduzir a transmissão de doenças. Reserve-lhe uma área segura, longe das áreas mais movimentadas da casa e sem correntes de ar.
Arranje uma caixa onde a cadela possa parir e seja fácil de limpar. Coloque a cadela na caixa cerca de uma semana antes da data prevista para o parto, para que ela se  vá habituando a ela. Coloque uns lençóis velhos e laváveis, de modo a fornecer aos cachorros um bom piso para andarem, mamarem e rastejarem, ajudando assim ao bom desenvolvimento dos seus membros.
Durante o parto: A primeira fase do parto  demora de 2 a 12 horas, durante esta fase a cadela pode mostrar sinais de fazer o ninho e de nervosismo, ter perda de apetite, arquejar, tremer e até vomitar.
Quando a sua cadela começar a ter contracções mais fortes e a expelir fluídos aquosos é porque está na segunda fase do parto. O primeiro cachorro entrará no canal pélvico, estimulando-a a fazer mais força. Geralmente à medida que cada cachorro é expelido, a cadela romperá a fina e esbranquiçada membrana que o envolve. Os cachorros podem sufocar se estas membranas não forem retiradas das suas narinas. O período entre cada cachorro é de 30 a 60 minutos. embora a cadela possa fazer pausas (sem contracções) até 4 horas.
Se as contracções durarem mais de 2 horas ou a pausa mais de 6 horas, ou ainda no caso de terem rebentado as águas e a cadela não parir nenhum cachorro, em 2 horas, pode precisar da ajuda do seu Veterinário. Se vir um corrimento negro e espesso e a sua cadela não mostrar sinais de parto, leve-a ao seu Veterinário imediatamente. Durante a terceira fase do parto, a sua cadela expelirá as placentas. Ela pode comer as placentas e roer os cordões umbilicais.
Depois do parto: Um corrimento vaginal é normal após o parto. Deverá monitorizar esse corrimento. Deverá observar a diminuição do volume do corrimento, a mudança de cor de vermelho para castanho e a mudança de consistência de aquoso para mucóide (semelhante a muco). Estes corrimentos não devem ter cheiro intenso! Um corrimento hemorrágico após a primeira semana pós parto é anormal e deve contactar o seu Veterinário. Deve examinar as glândulas mamárias. Glândulas mamárias firmes e dolorosas podem indicar a presença de mastite, uma inflamação das glândulas mamárias.
Os cachorros: Os cachorros recém-nascidos não conseguem regular a sua temperatura corporal, por isso deve mantê-los quentes durante as duas primeiras semanas de vida. As correntes de ar são as principais ameaças para um recém-nascido. Os cachorros devem ficar com mãe durante as primeiras 8 semanas; ela vai alimentá-los, mantê-los aquecidos, estimulá-los a urinar, defecar e ensinar-lhes  interacções caninas apropriadas.
Deve levar os cachorros com 4 semanas ao Veterinário para serem desparasitados e ser feita uma consulta. A vacinação deve ser iniciada às 6 semanas.
 
Para qualquer esclarecimento, aconselhe-se com o seu médico veterinário.

4 comentários:

  1. Que legal, Mas o Problema é que a minha Cachorrinha que vai ter filhotes foi achada na rua ela ja estava com os filhotinhos, não sei a quanto tempo ja estava gravida, tem como eu descobrir????

    ResponderEliminar
  2. Ola Meu nome é Raul, a minha cadela deu a luz, e após o parto ela começou a er corimento de sangue, e ela não está comendo quase nada, isso é normal ou não?

    ResponderEliminar