quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Imunodeficiência Felina ( FIV )

Imunodeficiência

É uma doença vírica, que é específica do gato. Não representa qualquer perigo para os humanos.
O vírus da imunodeficiência felina (FIV), provoca uma imunodepressão, de um modo semelhante à SIDA nos humanos,tornando os gatos infectados mais susceptíveis a doenças.
O vírus tem um período de incubação longo e os sinais clínicos surgem, principalmente, nos animais adultos, embora possam aparecer em todas as idades. Os gatos permanecem infectados por toda a vida e não há cura para a doença.

Transmissão da doença

O FIV é excretado na saliva e transmite-se, essencialmente, através das mordeduras durante as lutas. Mas estudos recentes apontam para a transmissão ser possível através sémen, sangue, saliva e urina. Os gatos adultos, não castrados, com acesso ao exterior, são os mais infectados.
Se tiver um gato com FIV, deve mantê-lo em casa para evitar a infecção de outros gatos. Se for um macho, a castração pode diminuir a agressividade e assim o risco de lutas. Deve, ainda, separá-lo, se possível, de outros gatos.

Tratamento da doença

Apesar de se tratar de uma doença incurável, os gatos podem viver assintomáticos durante vários anos. No caso de já existirem sintomas, podemos prolongar a vida com recurso a uma medicação de suporte, que lhes permite ter qualidade de vida, durante meses ou mesmo anos.
Existem testes de diagnóstico rápido.
Para qualquer esclarecimento, aconselhe-se com o seu médico veterinário.

2 comentários: