segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Perturbações Osteoarticulares

Aproveitando esta época (Outono), tão propício para o aparecimento de sintomas das perturbações osteoarticulares, resolvemos escrever algo para elucidar e alertar os nossos clientes.
A primeira noção que devemos ter é que estes problemas são bastante frequentes, e que, muitas vezes são detectados demasiado tarde pelo dono, pois a degradação da cartilagem e os sinais apresentados pelo animal vão progredindo lentamente. Um em cada quatro cães e um em cada cinco gatos , de qualquer idade, são afectados por esta doença.
A osteoartrite é um doença crónica, progressiva e dolorosa, caracterizada pela degradação progressiva da cartilagem da articulação.

A cartilagem tem como função absorver os impactos entre os ossos e minimizar a fricção entre ossos durante o movimento, assim como o líquido sinovial, que permite uma lubrificação das superfícies articulares.
Quando existe osteoartrite, este líquido torna-se mais espesso, tornando mais difícil e doloroso o movimento das articulações.
Os sinais compatíveis com esta doença são variados, mas o dono pode aperceber-se de: dificuldade em levantar-se e andar após um período em repouso; claudicação; diminuição da actividade; pelagem pouco cuidada em certas zonas do corpo (dificuldade em limpar-se nos gatos); dificuldade em subir ou descer obstáculos (sofá, carro, …); menor interacção com o agregado familiar; perda de apetite; rosna ou mia quando lhe tocam; dor no dia seguinte a exercício físico mais vigoroso; rigidez de movimentos; entre outros sinais.
Para melhorar a saúde do seu animal, existem várias coisas que podem ser feitas. Em primeiro lugar, deve promover que ele fique com o peso ideal, pelo que se o excesso de peso estiver presente deve adoptar um programa de emagrecimento feito pelo seu médico veterinário. A redução de peso reduz o esforço da articulação e consequentemente a dor. A perda de 500gr num gato de 4kg, equivale à perda de 12% do peso, numa pessoa de 75 kg, equivale a perder 10kg!


O segundo passo deve ser o reforço muscular. Quanto mais músculo, menos esforço para a articulação. O exercício deve ser regular e sem grande intensidade, para que a articulação melhore com o exercício. Se este for muito intenso pode agravar as lesões. Quando um animal com osteoartrite está em repouso o líquido está espesso e ao iniciar o exercício ele torna-se mais fluído melhorando a articulação, se esse exercício se tornar muito intenso ou muito demorado, pode começar a haver inflamação da articulação provocando maior desgaste e dor. Nas mudanças de tempo, o líquido sinovial também fica mais espesso, por isso estes sintomas são mais evidentes, no Outono e Primavera.
Em terceiro lugar vem o tratamento médico, estes basicamente dividem-se em duas vertentes: condroprotectores e anti-inflamatórios. Os primeiros combatem a degradação da cartilagem e tem algum efeito anti-inflamatório sobre a articulação, tornando o líquido sinovial menos espesso, os segundos promovem uma boa analgesia e desinflamação da articulação.
A condroprotecção pode ser feita através da ração, nomeadamente a ração Mobility, da Royal Canin (que está agora também disponível para gatos) ou através de comprimidos como Synoquin. Sendo suplementos nutricionais não tem efeitos prejudiciais para o animal.
Mas no caso de reconhecer os sintomas no seu animal ou ter alguma dúvida, deve contactar o Médico Veterinário, para que este a possa esclarecer e aconselhar.