terça-feira, 20 de julho de 2010

Aniversário!

Incrivelmente, porque ainda parece tão recente, a nossa clínica, já faz um ano! Por isso, até ao fim de semana, os clientes que vierem cá à consulta e/ou vacina, receberão um pequeno brinde, como forma de demonstrarmos o nosso carinho por todos eles.
Esperemos, que o próximo ano seja um ano de crescimento, e de continuar a agradar e inovar, tornando a clínica cada vez mais eficiente e agradável.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Golpe de Calor


Os cães, ao contrário dos humanos, não transpiram pela pele (exceptuando a zona das almofadas plantares), assim sendo, utilizam outros mecanismos para regular a temperatura corporal, nomeadamente a procura de contacto com superfícies frias e a ingestão de líquidos frescos, quando isto não é possível, utilizam a ventilação pulmonar. Estes métodos são bastante menos eficazes que a transpiração. Portanto, se deixarmos um animal, num sítio quente com pouca ventilação, como por exemplo um automóvel ao sol, mesmo que por pequenos períodos de tempo, um golpe de calor estará sempre iminente.
Os sinais de alerta são evidentes: respiração muito ofegante; saliva abundante e espessa; os lábios e língua muito vermelhos, numa primeira fase e azulados depois; a temperatura corporal bastante alta; pulsação aumentada; fraqueza muscular e perda de consciência; podem ocorrer convulsões; colapso e morte.
Os riscos de um golpe de calor são para todos os cães, mas alguns apresentam riscos aumentados, tais como: os animais obesos, os cardíacos, os que tem dupla camada de pelo (como o Pastor Alemão, o Samoiedo ou o Chow-chow, p.e.) e os braquicéfalos (como o Boxer, o  Bulldog, o Pug, p.e.).
O golpe de calor é uma urgência médica, pelo que a ida ao veterinário deve ser o mais breve possível. No entanto deve imediatamente colocar um pano molhado á volta do animal, ou dar um banho com água e colocar o animal em lugares frescos. Muita atenção ao carro!
Lembre-se:
Não deixe o animal dentro do carro, principalmente ao sol e sem ventilação, até pequenos períodos podem ter consequências muito graves. Um carro à sombra, pode ficar ao sol em pouco tempo.
Nos dias mais quentes, o animal deve ter acesso a água fresca, sombra, e resguardo do calor.